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Por que sua empresa precisa de suporte em informática?

O objetivo de um suporte em informática é possibilitar que a empresa esteja respaldada em termos de tecnologia. | postado em 13/12/2022

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A informática está presente em todas as empresas de alguma forma, independentemente de seu porte ou mercado de atuação.

A constante evolução da tecnologia e a crescente exigência do mercado por eficiência, faz com que as empresas precisem cada vez mais de sistemas, aplicativos, dispositivos móveis, equipamentos, link de internet, telefonia, entre outros recursos. E, a conclusão que chegamos é: ou a empresa usa a tecnologia a seu favor, ou é engolida por ela.

Para que uma empresa consiga acompanhar esse ritmo, bem como suportar a complexidade que aumenta com a adoção de novas tecnologias, ela precisa estar respaldada por especialistas que podem deixá-la livre de problemas como:

  • Pirataria e problemas de conformidade;
  • Recursos ociosos e/ou obsoletos;
  • Falhas e indisponibilidades na operação;
  • Vulnerabilidades na rede e vazamento de informações;
  • Falta de informação para tomar as decisões corretas.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que, ao pensar em investimentos em tecnologias digitais, as empresas querem priorizar:

  • Adoção de novos recursos técnicos;
  • Compra de máquinas e equipamentos;
  • Melhoria da gestão do negócio;
  • Fortalecimento da área de pesquisa e desenvolvimento

  

  

Como contratar um técnico de manutenção e suporte em informática?

  

Independentemente do tamanho da empresa, ter um time de especialistas em informática e Tecnologia da Informação (TI) é muito importante. Em empresas iniciantes, a TI atua como um pilar fundamental dentro da estratégia, ajudando na escala do negócio e poupando custos.

À medida que a companhia cresce, a integração entre os departamentos e o uso das novas tecnologias, como sistemas de gestão cada vez mais robustos e armazenamento na nuvem, tornam-se primordiais para conquistar vantagem competitiva.

Na hora de contratar o profissional que irá apoiar todos esses processos e prestar suporte em informática, é preciso prestar atenção ao conhecimento técnico, à experiência e também à visão estratégica.

Entre as competências fundamentais estão:

  • Avaliar as necessidades da organização em relação a softwares e hardwares, de acordo com o perfil da companhia e dos departamentos;
  • Reparar máquinas e peças com defeito;
  • Atualizar e configurar sistemas operacionais e outros programas;
  • Fazer a configuração de toda a internet e rede local do negócio;
  • Garantir soluções de backups eficientes;
  • Prestar suporte de qualidade e em um intervalo de tempo satisfatório;
  • Focar na segurança dos dados da empresa e na prevenção de ataques e vírus.

Além dessas características mais técnicas, também é muito importante selecionar um profissional com visão estratégica para compreender como a tecnologia pode ser aplicada da melhor forma no contexto de cada organização.

É comum, por exemplo, que um software que funciona muito bem para uma empresa do segmento X não apresente um desempenho tão positivo na companhia Y, devido às particularidades de cada uma. Um bom suporte em informática precisa ter essa visão e contribuir nas tomadas de decisão.

A média salarial para 2022 de um Técnico em Manutenção de Equipamentos de Informática é de R$ 1.647,00 com carga horária de 42 horas semanais.

  

  

Contratar uma empresa parceira especializada

  
Uma alternativa para as empresas é terceirizar o suporte em informática, em vez de contratar um profissional no seu quadro de colaboradores para prestar esse serviço.

Ao optar por um fornecedor externo, a companhia tem a garantia de contar com um time de especialistas em diferentes áreas, com conhecimento das melhores tecnologias e por dentro das inovações do mercado.

Um profissional de TI pode especializar-se em diversas áreas, como hardware, software, segurança, entre outras. Montar uma equipe completa e com funcionários com diferentes expertises requer um alto investimento.

Terceirizar esse serviço, na maioria das vezes, sai mais barato. Com a terceirização, a empresa tem a segurança de contar com monitoramento constante, sete dias por semana, relatórios para acompanhamento do desempenho das ações e um planejamento anual do setor de TI.

Além disso, o departamento de TI interno consegue focar em ações mais estratégicas para a empresa, ao delegar para uma empresa terceira as atividades mais técnicas e do dia a dia.

No momento de escolher a empresa ideal, pesquise sobre todos os pontos apresentados acima. É essencial entender os serviços e condições que ela oferece, como funciona o seu trabalho e outros clientes que ela atende.

  

  

Quais os benefícios de ter um bom suporte em informática?

  

O objetivo de um suporte em informática é possibilitar que a empresa esteja respaldada em termos de tecnologia. Para que a operação funcione de forma segura e estável, a tecnologia chega a ser um diferencial competitivo.

Contudo, muitas empresas ainda enxergam essa área como um custo.

Vamos dar alguns exemplos: quanto custa para uma empresa passar uma tarde inteira sem acesso ao principal sistema de gestão? E as várias interrupções que os usuários passam por não conseguirem acessar um programa, ou mesmo utilizar a impressora?

Ou se durante todo o mês a equipe está utilizando a rede com metade da velocidade que poderia ter, pois existe um gargalo que ninguém identificou?

Na grande maioria dos casos, os possíveis problemas causados pela ausência de um suporte de TI custam muito mais do que contratar essa área, não é mesmo? E esses são apenas alguns dos benefícios.

Falaremos aqui, de uma forma geral, sobre o momento adequado para cada porte de empresa:

  

Empresas iniciantes

  

Advogados, contadores, arquitetos, engenheiros, comerciantes, entre outros – dificilmente terão conhecimento para fazer o devido planejamento da TI. Por isso, é importante que exista um suporte de informática desde os primeiros meses. Assim a TI torna-se um importante pilar dentro da estratégia da empresa, ajudando na escala do negócio e poupando custos.

  

Pequenas empresas

  

Quando se deparam com a necessidade/problema da tecnologia, buscam por alternativas e se deparam com um dilema. Montar um departamento de informática custa caro, principalmente para uma empresa especializada em seu ramo. E ao mesmo tempo é difícil encontrar bons fornecedores para terceirizar o suporte em informática. O principal ponto, nestes casos, é buscar por profissionalização, e assim evitar contratar “freelancers”. Pois, o trabalho fica pouco (ou nada) estratégico, e uma hora a empresa ficará na mão.

  

Empresas de médio porte

  

Empresas que atingiram um determinado patamar já passaram por diversas experiências e estão mais maduras. Possivelmente, a empresa já experimentou manter um departamento próprio, que muitas vezes deu dores de cabeça para ser gerido. Ou também já teve experiência com fornecedores amadores que deixaram a desejar. Para elas, o mais indicado é contar com um fornecedor de suporte em informática capaz de terceirizar completamente a TI. Seja com técnico residente, ou com suporte remoto combinado com visitas programadas, para garantir que a área será tocada de forma profissional.

Nos últimos anos, o departamento de TI e o suporte de informática viram sua importância crescer. Isso ocorreu com a modalidade do trabalho remoto ganhando força e o volume cada vez maior de dados e informações que as empresas possuem e fazem circular.

Outra vantagem de contar com um serviço de qualidade ao pensar em tecnologia está a garantia de possuir as melhores ferramentas de acordo com o perfil do seu negócio. Isso impacta diretamente na produtividade dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados da organização.

Depois de descobrir a importância de contar com um bom suporte em informática no seu negócio, visite nosso site para conferir porquê a SPE Data é a parceira ideal para a sua empresa.

  

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